Cameyo é uma alternativa gratuita ao Thinstall (ThinApp*) e Xenocode para criação de programas portáteis.
Seu funcionamento é bem parecido com o do Thinstall, então o ideal é que você tenha pelo menos uma máquina virtual com o Windows instalado instalado recentemente, para evitar que o programa não inclua alguma alguma biblioteca ou arquivo.
Ah sim, o Cameyo cria programas portáteis, mas ele mesmo não é portátil, então faça o download no site do fabricante e instale em seu computador (ou máquina virtual).
Depois de instalado, clique no menu iniciar e depois em Cameyo e você verá a imagem a seguir:
Agora é só clicar em capture installation e aguardar o programa finalizar de verificar os arquivos de seu computador.
Enquanto ele realiza a captura, você verá a tela a seguir:
Enquanto ele realiza a captura, você verá a tela a seguir:
Quando o programa finalizar a captura, é hora de instalar o programa que você quer deixar portátil.
Depois de instalar o programa, clique em “Install Done” e o Cameyo vai procurar pelos arquivos do programa que você instalou e quando ele finalizar esta verificação, ele vai exibir uma tela pedindo para que você informe quais são os executáveis principais do programa que você instalou.
Quando você clicar em OK, o programa vai criar a versão portátil de seu aplicativo. A partir deste ponto, seu aplicativo portátil já está pronto para uso, mas você se você estava usando seu computador para navegar na internet enquanto o Cameyo capturava os dados, é bem provável que ele tenha incluído os arquivos de sua navegação (cookies por exemplo) junto com seu programa portátil.
Então abra novamente o Cameyo, clique em “Edit existing package” escolha o seu programa já portátil e depois clique na aba “Files”, conforme é mostrado na próxima figura:
Note que a esquerda tem as pastas que o Cameyo incluiu em seu programa, vai ter as pastas do programa original (no meu caso o Lua) e tem as pastas que ele incluiu pois eu estava navegando (por exemplo a pasta %profile% e cookies).
Você pode marcar para excluir os arquivos que não fazem parte do programa e depois clicar em “File” e “Save” para que ele crie novamente o seu programa portátil sem esses arquivos.
Como você viu, o Cameyo é um programa simples de ser utilizado e promete ser uma boa alternativa ao Thinstall (ThinApp *) e ao Xenocode. Por enquanto ele ainda está na versão beta mas no meu caso funcionou perfeitamente.
Depois que você testar deixe nos comentários sua opinião e qual programa você transformou em portátil.
* O Thinstall teve seu nome alterado quando a VMWare o comprou. Apesar de ter mudado o nome, a funcionalidade continua a mesma. Para maiores informações e para baixar uma versão de demonstração visite o site da VMWare (www.vmware.com/products/thinapp/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário